Invasão de peixes transgênicos em rios do Brasil preocupa pesquisadores

Reprodução descontrolada desses animais que brilham poderia causar desequilíbrio ambiental
Por History Channel Brasil em 08 de Abril de 2022 às 23:27 HS
Invasão de peixes transgênicos em rios do Brasil preocupa pesquisadores-0

Pesquisadores estão preocupados com a presença de peixes transgênicos em rios brasileiros. Pelo menos 70 espécimes de aquário não nativos foram encontrados em riachos da Mata Atlântica, dos quais 31 se estabeleceram em seus novos ecossistemas. Um estudo sobre o tema foi publicado no periódico científico Studies on Neotropical Fauna and Environment.

Peixes que brilham

Esses animais transgênicos têm como característica brilharem sob luz negra. Eles surgiram no final dos anos 1990, quando a Universidade Nacional de Cingapura mostrou que ao adicionar genes de águas-vivas e anêmonas do mar ao peixe-zebra (Danio rerio), eles brilhariam em vermelho e verde. Inicialmente, eles eram usados em pesquisas científicas, mas no início da década de 2000, passaram a ser comercializados entre o público em geral.

Peixes coloridos

No estudo, o biólogo André Magalhães, da Universidade de São João del-Rei, relata ter visto dez grupos de peixes-zebra na bacia do rio Paraíba do Sul em 2015. O pesquisador acredita que os animais provavelmente escaparam de alguma das 4,5 mil lagoas do centro de aquicultura ornamental de Muriaé (MG).

Os cientistas temem que esses peixes possam representar uma ameaça para a fauna da região. Como esses animais brilhantes não têm predadores naquela área, eles são capazes de se reproduzir durante todo o ano. Caso a sua população aumente descontroladamente, poderia haver sérios impactos no ecossistema local.

IFLScience e Tecmundo