Início

Lava do vulcão das Ilhas Canárias atinge o oceano

Imagens mostram um rio fervilhante caindo de um penhasco em direção ao mar
Por History Channel Brasil em 29 de Setembro de 2021 às 14:49
Lava do vulcão das Ilhas Canárias atinge o oceano-0

A lava do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, alcançou o mar após nove dias de sua erupção. Imagens mostram um rio fervilhante caindo de um penhasco em direção ao oceano, gerando uma imensa nuvem de fumaça. Autoridades estão preocupadas com a contaminação do ar devido ao rápido resfriamento da lava.

Gases nocivos

De acordo com o Instituto Espanhol de Oceanografia, está sendo gerado um sedimento impressionante de mais de 50 metros de altura e que continua a crescer. O fenômeno obrigou o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) a pedir aos residentes dos bairros vizinhos que não saiam de suas casas. Ainda antes da chegada iminente da lava ao oceano, as autoridades já haviam determinado o confinamento de três cidades costeiras na ilha La Palma.

Especialistas alertam que, ao entrar em contato com a água salgada, a lava de um vulcão como o Cumbre Vieja pode gerar explosões e emissão de gases nocivos. "Quando o magma toca o mar, grandes colunas de vapor d'água se formam porque grande parte da água do mar vira vapor. Isso se deve ao grande contraste térmico entre os dois: a lava tem uma temperatura de mais de 900°C, enquanto a água tem cerca de 23°C ", disse José Mangas, professor de geologia da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, em entrevista à BBC. "Mas como a água contém cloretos, sulfatos, carbonatos, flúor e iodo (entre outras coisas), os gases tóxicos também se volatilizam", explicou.



Apesar de a lava ter chegado ao mar, autoridades não emitiram alertas de tsunami. Após a erupção, centenas de casas e plantações de banana foram destruídas. Mais de 6 mil pessoas precisaram ser evacuadas. 

Fontes
BBC
Imagens
Ministério do Interior da Espanha/Divulgação