Início

Lua de Sangue: eclipse lunar total poderá ser visto neste domingo em todo o Brasil

O satélite natural da Terra adquire uma coloração avermelhada durante o fenômeno
Por History Channel Brasil em 13 de Maio de 2022 às 21:35
Lua de Sangue: eclipse lunar total poderá ser visto neste domingo em todo o Brasil-0

O primeiro e único eclipse total da Lua de 2022 poderá ser observado em todo o Brasil entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira (15 e 16 de maio). Como o fenômeno faz com que o satélite natural da Terra fique com uma coloração avermelhada, ele é chamado de “Lua de Sangue”.

O eclipse lunar total ocorre quando há um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Com isso, a sombra do nosso planeta é projetada no satélite natural, até encobri-lo por completo. “Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada”, explica Josina Nascimento, tecnologista sênior do Observatório Nacional.

Lua de sangue

De acordo com  Marcelo Domingues, diretor do Clube de Astronomia de Brasília, o fenômeno começa às 23h30 de domingo e está previsto para terminar um pouco antes das 2h de segunda-feira. O auge será à 1h11 (no horário de Brasília). Segundo Josina, mesmo antes do início do eclipse total a Lua já começa a adquirir a cor avermelhada que vai se intensificando até o máximo do eclipse. 

A visibilidade do eclipse dependerá da quantidade de nuvens no céu. E, nesse caso, pode haver uma decepção. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de céu nublado de norte a sul do país, com direito a chuva em algumas regiões. Depois disso, a próxima oportunidade para ver um eclipse lunar no Brasil será em 14 de março de 2025.

Fontes
Agência Brasil e Observatório Nacional
Imagens
iStock