Início

Maior organismo do mundo está sendo devorado e deixa cientistas em alerta

Ele está sendo atacado por duas espécies animais que podem levá-lo à extinção
Por History Channel Brasil em 16 de Dezembro de 2021 às 20:31
Maior organismo do mundo está sendo devorado e deixa cientistas em alerta-0

Cientistas alertam que Pando, o maior organismo vivo da Terra, situado entre as montanhas de Wasatch, nos Estados Unidos, está sendo devorado, o que pode fazer com que ele desapareça. Pando é um povoamento clonal de alámos trêmulos (espécie de árvore) com cerca de 43 hectares. Semelhante a um bosque, ele abriga um ecossistema completo de animais e plantas.

Pando está ameaçado

Pando possui 47 mil caules geneticamente idênticos, conectados por meio de uma rede de raízes, e pesa aproximadamente seis mil toneladas. O ecossistema tem cerca de 80 mil anos, é habitat de 68 espécies de plantas, e oferece condições perfeitas para diversas espécies de animais. 

Pando, o maior organismo vivo da Terra


O Serviço Florestal Nacional dos Estados Unidos explicou que a causa principal de seu possível desaparecimento deve-se ao cervos e alces que pastam ali. Eles consomem os caules clonais recém-formados e impedem seu crescimento, motivo pelo qual Pando está ameaçado. Lobos e pumas costumavam manter a população desses animais sob controle, mas eles agora andam em grupos cada vez maiores, devido à queda do número de predadores.


Outros fatores também colocam Pando em risco. De acordo com novos estudos, os caules mais velhos sofrem de diferentes condições, como cancro da casca de fuligem, mancha foliar e a doença fúngica conk. Por fim, cientistas concordam que a maior ameaça está nas mudanças climáticas, já que o organismo está localizado em uma região cercada por deserto e enfrenta climas quentes e secos.

Fontes
La Nación e BBC
Imagens
Wikimedia Commons