Inicio

Mão fantasmagórica: NASA divulga nova imagem dos Pilares da Criação

O telescópio espacial James Webb revelou detalhes inéditos do aglomerado de poeira e gás na Nebulosa da Águia
Por History Channel Brasil em 28 de Outubro de 2022 às 15:45 HS
Mão fantasmagórica: NASA divulga nova imagem dos Pilares da Criação-0

A NASA divulgou uma nova imagem dos Pilares da Criação, que são aglomerados de poeira e gás na Nebulosa da Águia, situada a cerca de 6,5 mil anos-luz da Terra. Feita com o equipamento de luz infravermelha média do telescópio espacial James Webb, o registro revela jovens estrelas que ainda não se desenvolveram completamente. De acordo com a descrição dos pesquisadores, a foto mostra uma paisagem familiar sob um novo ponto de vista.

Paisagem Misteriosa

"Você não pode escapar de suas garras. Bem a tempo do Halloween, os Pilares da Criação se estendem como uma mão fantasmagórica. A paisagem misteriosa, capturada desta vez pelo instrumento de infravermelho médio de Webb (MIRI), destaca antigas cortinas de poeira em novos detalhes", diz uma postagem da NASA nas redes sociais.

Usando o MIRI, o telescópio James Webb foi capaz de detectar detalhes inéditos do gás e da poeira que envolvem os Pilares da Criação. No fundo da imagem, regiões de poeira densa são representadas em cinza, enquanto a região vermelha, semelhante ao horizonte, é onde a poeira mais fria e difusa permanece. O fundo vermelho é o gás interestelar da Via Láctea.

A nova imagem dos Pilares da Criação ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas de estrelas recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região. Com o tempo, eles terão uma visão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

Fontes
NASA, CNN e IFLScience
Imagens
NASA, ESA, CSA, STScI; Joseph DePasquale (STScI), Alyssa Pagan (STScI)