Material desconhecido é formado após um raio atingir uma árvore nos EUA

Segundo os pesquisadores, a substância pode fazer a ponte entre os minérios espaciais e terrestres
Por History Channel Brasil em 19 de Abril de 2023 às 15:58 HS
Material desconhecido é formado após um raio atingir uma árvore nos EUA-0

Um raio que atingiu uma árvore em New Port Richey, na Flórida, nos Estados Unidos, deu origem a um tipo de material nunca registrado anteriormente na Terra. Trata-se de uma substância nova, capaz de fazer a ponte entre os minérios espaciais e terrestres. A descoberta foi revelada em um estudo publicado na revista científica Communications Earth & Environment.

Material de fósforo

Em ambientes úmidos, como na Flórida, o ferro frequentemente se acumula e incrusta as raízes das árvores. Nesse caso, o raio não apenas queimou o ferro na raiz da árvore, mas também carbono que ocorre naturalmente nela. Os dois elementos levaram a uma reação química que criou algo que parecia um "caroço" de metal.

Novo material
Novo material (Imagem: Matthew Pasek/Universidade do Sul da Flórida/Divulgação)

O tal "caroço", na verdade, é um fulgurito (corpo vitrificado formado pela reação gerada entre o calor extremo de um raio e a areia). Dentro do fulgurito foi encontrado um material de fósforo. “Nunca vimos esse material ocorrer naturalmente na Terra. Minerais semelhantes podem ser encontrados em meteoritos e no espaço, mas nunca observamos nada exatamente igual em qualquer lugar do nosso planeta produzido diretamente aqui”, disse Matthew Pasek, cientista da Universidade do Sul da Flórida e principal autor do estudo.

Todas as tentativas de recriar o novo elemento em laboratório foram malsucedidas, o que prova que são necessárias condições muito específicas para formá-lo. De acordo com Pasek, é improvável que esse material possa ser extraído para usos semelhantes a outros fosfatos, como fertilizantes, dada a raridade de sua ocorrência natural. Recentemente, um outro material que não existe naturalmente na Terra foi criado depois que um raio atingiu um cabo de alta tensão.

Universidade do Sul da Flórida, via EurekAlert