Início

Mensagem escondida é encontrada em sonda da NASA que pousou em Marte

Por History Channel Brasil em 15 de Março de 2021 às 17:02
Mensagem escondida é encontrada em sonda da NASA que pousou em Marte-0

Usuários atentos das redes sociais decifraram um enigma escondido no paraquedas da sonda Perseverance, da NASA, que pousou recentemente em Marte. Tudo começou quando Allen Chen, líder da missão, insinuou que poderia haver uma mensagem secreta no rover da agência espacial dos Estados Unidos. Logo, muita gente estava dando seus pitacos em plataformas como Twitter e Reddit.

Após analisar imagens dos pouso da Perseverance, algumas pessoas notaram que as cores branca e alaranjada estampadas no paraquedas da sonda formavam um padrão que esconderia uma frase em código binário. Apesar de vários usuários terem desvendado o mistério, o primeiro a dar a resposta correta no Twitter teria sido o estudante de informática, Abela Paf. Segundo ele, a mensagem secreta seria a frase “Dare Mighty Things” ("Ouse Fazer Coisas Grandes", em tradução livre). Ele teria decifrado o código com a ajuda de seu pai, graças ao conhecimento de ambos da linguagem de programação Python.

"Identificamos um parâmetro de 10 bits nos círculos", disse Paf. "Existem quatro grupos, cada um é construído a partir de um círculo, começando do círculo central. Ignoramos os grandes grupos de 1s, pois eles não significam nada. Cada número binário codifica uma posição no alfabeto, começando em 1", explicou. "Usando conhecimentos de programação, o enigma foi finalmente desvendado", completou.

A frase “Dare Mighty Things” tem origem em um discurso de Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, e serve como lema para o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. Allen Chen confirmou que essa é realmente a resposta correta. Além disso, havia outra mensagem secreta no paraquedas da Perseverance. A sua parte mais externa continha as coordenadas geográficas do JPL, na Califórnia.

Mensagem escondida é encontrada em sonda da NASA que pousou em Marte - 1


Fontes: Science Alert e NASA

Imagens: NASA/JPL/Divulgação