Início

Meteorito explode nos EUA com energia equivalente a 30 toneladas de dinamite, segundo a NASA

O fato ocorreu no Ano Novo sobre a cidade de Pittsburgh, onde foi ouvido um estrondo
Por History Channel Brasil em 10 de Janeiro de 2022 às 17:08
Meteorito explode nos EUA com energia equivalente a 30 toneladas de dinamite, segundo a NASA-0

No dia do Ano Novo, um grande estrondo que chamou a atenção da população dos subúrbios de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Não, não eram rojões celebrando a chegada de 2022. De acordo com a NASA, o barulho foi provocado por um meteorito que explodiu com energia equivalente a 30 toneladas de dinamite.

Estrondo e tremores

Segundo a NASA, se não fosse o céu absolutamente coberto por nuvens, o meteorito teria sido perfeitamente visível no céu diurno de Pittsburgh, resplandecendo com um brilho até cem vezes mais intenso que o da lua cheia. Mesmo não podendo ter sido visto, as equipes de uma estação local de infrassom captaram claramente a onda expansiva da explosão, dados que posteriormente permitiram estimar a velocidade, massa e o tamanho da rocha espacial. 

Segundo o NASA Meteor Watch, site que acompanha a movimentação desses objetos espaciais, o meteorito teria viajado a uma velocidade superior aos 72 mil quilômetros por hora. Estima-se que ele tinha um metro de diâmetro e apresentava uma massa em torno dos 500 kg. 

Shannon Hefferan, do Serviço Meteorológico Nacional, advertiu que os dados satélites indicaram um flash sobre o condado de Washington, algo que as autoridades atribuíram a um meteoro caindo na atmosfera. Enquanto isso, moradores de South Hills e regiões vizinhas relataram ter escutado um estrondo poderoso, acompanhado por tremores, quando não se registrou atividade sísmica de nenhum tipo, nem trovoados nem relâmpagos durante esse período. 

Fontes
The Guardian e DW
Imagens
iStock