Além disso, o Telescópio Gaia foi capaz de identificar as posições de mais de 150 mil asteroides no Sistema Solar
Por History Channel Brasil em 13 de Outubro de 2023 às 16:09 HS
"Mina de ouro": Agência Espacial Europeia descobre mais de 500 mil novas estrelas-0

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que os dados coletados pelo seu telescópio Gaia revelam "uma mina de ouro" de conhecimento sobre nossa galáxia. Entre as descobertas mais importantes, o equipamento conseguiu detectar mais de 500 mil novas estrelas de brilho fraco em um aglomerado estelar. Além disso, a missão foi capaz de identificar as posições de mais de 150 mil asteroides dentro do Sistema Solar.

Censo estelar mais preciso

De acordo com a ESA, o telescópio Gaia está mapeando nossa galáxia com detalhes multidimensionais extraordinários, completando o censo estelar mais preciso de todos os tempos. No conjunto de dados anterior divulgado pela agência, a missão havia identificado mais de 1,8 bilhão de estrelas, oferecendo uma visão bastante completa da Via Láctea e além. Entretanto, os cientistas dizem que ainda havia lacunas no levantamento de informações estelares.

Missão mapeou órbitas de mais de 150 mil asteroides
Missão mapeou órbitas de mais de 150 mil asteroides (Imagem: ESA/Gaia/DPAC (CC BY-SA 3.0 IGO) )

Para preencher essas lacunas, a missão optou por observar Omega Centauri, o maior aglomerado estelar que pode ser visto da Terra. Em vez de focar apenas em estrelas individuais, como normalmente faria, o telescópio habilitou um modo especial para mapear verdadeiramente uma área mais ampla do céu. "Em Omega Centauri, descobrimos mais de meio milhão de novas estrelas que Gaia não tinha visto antes, de apenas um aglomerado!" disse Katja Weingrill, líder do estudo e pesquisadora do Instituto Leibniz de Astrofísica Potsdam (AIP), na Alemanha.

As observações também revelam mais informações a respeito de 156.823 asteroides identificados previamente. O novo conjunto de dados identifica as posições destes corpos rochosos, tornando a maioria das suas órbitas 20 vezes mais precisas. No futuro, as observações da missão incluirão cometas e satélites planetários, além de duplicar o número de asteroides detectados, aprimorando o conhecimento sobre pequenos objetos situados no espaço próximo.

ESA