Início

Misterioso documento descreveria a América 150 anos antes da chegada de Colombo

Texto escrito por um monge milanês pode ter sido baseado em relatos de marinheiros que tiveram contato com vikings
Por History Channel Brasil em 19 de Outubro de 2021 às 21:18
Misterioso documento descreveria a América 150 anos antes da chegada de Colombo-0

Uma nova descoberta pode indicar que os europeus já sabiam da existência da América 150 anos antes da chegada de Cristóvão Colombo ao continente. O especialista em Literatura Medieval e professor da Universidade de Milão Paolo Chiesa afirmou que o escrito “Cronica universalis”, descoberto em 2013, já trazia relatos sobre o Novo Mundo. A fonte das informações seria um grupo de marinheiros italianos de Gênova.

Vikings na América

O documento é de autoria do religioso Galvaneus Flamma, que nasceu em 1283. Flamma era um frade dominicano radicado na cidade italiana de Milão, que tinha uma relação com a Casa de Visconti, que então governava a cidade. No texto, que teria sido escrito em  1345, é mencionada uma terra chamada Marckalada, aparentemente situada no litoral da América do Norte.

Mapa de Markland

Chiesa acredita que Marckalada poderia se tratar de Markland, localidade fundada por vikings e mencionada em diversas fontes islandesas. Esse assentamento ficaria situado no atual Canadá, na região de Terra Nova e Labrador, ao leste do país.  
Acredita-se que o frade ouviu falar do local por meio de contatos e informações repassadas por marinheiros genoveses que teriam contato com os nórdicos.

“Estamos na presença da primeira referência ao continente americano, ainda que de forma embrionária, na zona do Mediterrâneo”, acredita Chiesa. Como Colombo era genovês, será que ele poderia conhecer esses relatos antigos? Caso a descoberta se confirme, isso pode mudar o que se sabe sobre a descoberta da América.

Fontes
Science Alert
Imagens
iStock e Domínio Público, via Wikimedia Commons