Com detalhes sem precedentes, o estudo mostra como a superfície do nosso planeta se modificou ao longo do tempo
Por History Channel Brasil em 04 de Março de 2023 às 11:17 HS
Modelo geológico mais detalhado da Terra revela mudanças dos últimos 100 milhões de anos -0

Uma equipe internacional de cientistas apresentou o modelo geológico mais detalhado e dinâmico da superfície da Terra nos últimos 100 milhões de anos. A pesquisa oferece pela primeira vez uma compreensão de como as paisagens geofísicas de hoje foram criadas e como milhões de toneladas de sedimentos fluíram para os oceanos. O estudo foi publicado na revista Science.

Mudanças na superfície do planeta

Segundo Tristan Salles, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Sydney, na Austrália, trata-se do primeiro modelo dinâmico (uma simulação de computador) que detalha os últimos 100 milhões de anos da Terra em alta resolução. Com detalhes sem precedentes, o estudo revela como a superfície do nosso planeta mudou ao longo do tempo e como isso afetou a forma como os sedimentos se movem e se depositam. Dividido em segmentos de um milhão de anos, o modelo é baseado em um panorama que incorpora placas tectônicas e forças climáticas com processos de superfície, como terremotos, intemperismo, mudança de rios e muito mais.

Além de oferecer uma janela para o passado, o modelo permitirá que os cientistas testem diferentes teorias sobre como a superfície da Terra responderá às mudanças climáticas e às forças tectônicas futuras. “Dado que a química dos oceanos está mudando rapidamente devido às mudanças climáticas induzidas pelo homem, ter uma imagem mais completa pode ajudar na nossa compreensão dos ambientes marinhos,” afirmou Salles.

Além disso, a pesquisa fornece um modelo aprimorado para entender como o transporte de sedimentos da Terra regula o ciclo de carbono do planeta ao longo de milhões de anos. “Nossas descobertas fornecerão um histórico dinâmico e detalhado para cientistas de outras áreas prepararem e testarem hipóteses, como em ciclos bioquímicos ou em evolução biológica”, completou o líder do estudo.

Universidade de Sydney e The Conversation