NASA afirma que "algo estranho" está acontecendo com o universo

Telescópio Espacial Hubble detecta mudanças na taxa de expansão do universo que a física não consegue explicar
Por History Channel Brasil em 13 de Junho de 2022 às 12:08 HS
NASA afirma que "algo estranho" está acontecendo com o universo-0

Pesquisadores da NASA anunciaram a descoberta de "algo estranho" acontecendo no universo. Dados do Telescópio Espacial Hubble mostraram que há uma enorme discrepância entre a taxa atual de expansão do universo em comparação a dados anteriores. A causa desse fenômeno permanece desconhecida.

Nova física

O estudo da taxa de expansão do universo começou na década de 1920 com medições feitas pelos astrônomos Edwin P. Hubble e Georges Lemaître. Em 1998, essas pesquisas levaram à descoberta da "energia escura", uma misteriosa força repulsiva que acelera a expansão do universo. Nos últimos anos, graças aos dados do Hubble e outros telescópios, os astrônomos se depararam com uma reviravolta: uma discrepância entre a taxa de expansão medida no universo em comparação com as taxas registradas logo após o big bang, que preveem um valor de expansão diferente.

Telescópio Hubble

Durante a última medição da constante de Hubble, uma técnica para estimar a idade do universo e medir a taxa de expansão, eles encontraram um total de quase 73 quilômetros por megaparsec (distância medida igual a 3,26 milhões de anos-luz); no entanto, quando as observações do universo profundo são levadas em conta, esse número cai para cerca de 67,5 quilômetros por megaparsec.

A descoberta sugere que a evolução e a expansão do universo são mais complicadas do que os cientistas imaginavam. A NASA disse ainda que os astrônomos estão tentando entender a discrepância na taxa de expansão, mas sugeriu que talvez seja necessário repensar a física básica para chegar a uma explicação satisfatória.

NASA e Daily Mail