NASA anuncia a descoberta de um exoplaneta similar à Terra em zona habitável

Batizado pelos pesquisadores de TOI 700 e, ele tem 95% do tamanho do nosso planeta
Por History Channel Brasil em 13 de Janeiro de 2023 às 09:25 HS
NASA anuncia a descoberta de um exoplaneta similar à Terra em zona habitável-0

A NASA anunciou que identificou um novo exoplaneta similar à Terra. Batizado de TOI 700 e, ele fica localizado na chamada zona habitável, termo que define a região em torno de uma estrela na qual a água líquida pode se acumular na superfície de um planeta rochoso, oferecendo condições mínimas para potencialmente abrigar vida. A descoberta foi feita com dados obtidos pela missão TESS (sigla em inglês para "Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito").

Sistema com vários planetas

Possivelmente rochoso, o TOI 700 e tem 95% do tamanho da Terra e leva 28 dias para orbitar TOI 700, uma pequena e fria estrela anã vermelha localizada a cerca de 100 anos-luz de distância do nosso planeta. Os astrônomos já haviam descoberto anteriormente outros três planetas neste sistema, chamados TOI 700 b, c e d (que também se localiza na zona habitável). Mas foi necessário um ano a mais de observações do TESS para identificar o TOI 700 e.

O planeta mais interno, TOI 700 b, tem quase exatamente o tamanho da Terra, é provavelmente rochoso, e completa uma órbita a cada 10 dias. O TOI 700 c é um gigante gasoso com cerca de 2,6 vezes o tamanho da Terra e orbita a estrela-mãe uma vez a cada 16 dias. Já o TOI 700 d, tem 1,1 vezes o tamanho da Terra e apresenta um período orbital de 38 dias.

“Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, disse Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, e líder do estudo. Encontrar outros sistemas com planetas do tamanho da Terra nesta região ajuda os cientistas a aprender mais sobre a história do nosso próprio sistema solar.

NASA e Sci.news