NASA descobre poços na Lua com temperaturas confortáveis para humanos

Locais mantém média de 17°C e seriam ideais para abrigar futuros colonos lunares
Por History Channel Brasil em 29 de Julho de 2022 às 14:03 HS
NASA descobre poços na Lua com temperaturas confortáveis para humanos-0

Uma equipe de cientistas financiada pela NASA descobriu poços na Lua que mantêm constantemente temperaturas em torno de 17°C, confortáveis para humanos. Esses locais poderiam servir para abrigar futuros colonos lunares. A descoberta foi feita por meio de dados fornecidos pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

Os poços foram descobertos na Lua em 2009 e, desde então, os cientistas se perguntam se eles levariam a cavernas que poderiam ser exploradas ou usadas como abrigos. Os novos dados confirmaram essa suspeita. Os pesquisadores acreditam que os locais também poderiam oferecer proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

Poços na Lua

Segundo os cientistas, os poços mantêm temperaturas estáveis o suficiente para abrigar humanos durante missões de exploração lunar. Os locais são ideais para fornecer abrigo da grande variação de temperatura presente na Lua. De dia, o calor é extremo, com temperaturas de até 127°C, enquanto à noite os termômetros podem registrar -173 graus°C.

De acordo com Noah Petro, cientista da NASA que participou da descoberta, os poços são uma característica fascinante da superfície lunar. “Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a imaginar a perspectiva de um dia explorar essas características lunares únicas”, afirmou. “Os seres humanos evoluíram vivendo em cavernas, e podemos retornar às cavernas quando vivermos na Lua”, completou o pesquisador David Paige, coautor do artigo.

NASA