Início

NASA divulga espetacular vídeo de Marte no aniversário da sonda Curiosity

Imagens panorâmicas podem ajudar a entender as mudanças que aconteceram no Planeta Vermelho
Por History Channel Brasil em 26 de Agosto de 2021 às 21:50
NASA divulga espetacular vídeo de Marte no aniversário da sonda Curiosity-0

Para celebrar os nove anos da missão Curiosity em Marte, a NASA divulgou um vídeo panorâmico espetacular do Planeta Vermelho. A sonda captou imagens em 360° de uma montanha chamada "Rafael Navarro" (batizada em homenagem a um astrobiólogo que morreu em janeiro). Segundo os cientistas, o registro irá ajudar a entender as mudanças que afetaram o ambiente marciano durante milhões de anos.

Busca de vida em Marte

A análise das imagens das camadas da montanha pode revelar aos pesquisadores como a cratera Gale, que no passado foi um lago, secou ao longo do tempo. “As rochas começarão a nos dizer como Marte, este planeta outrora úmido, se tornou tão seco como é hoje, e por quanto tempo os ambientes habitáveis persistiram mesmo depois que isso aconteceu”, disse Abigail Fraeman, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Confira abaixo o vídeo:

A Curiosity pousou em Marte em 2012 para estudar se diferentes ambientes poderiam ter suportado vida microbiana no passado antigo do planeta, quando lagos e águas subterrâneas existiam dentro da cratera Gale. A sonda pulveriza amostras de rocha com uma broca em seu braço robótico e, em seguida, espalha o pó em seu chassi, onde um par de instrumentos analisa quais produtos químicos e minerais estão presentes. 

Recentemente, a Curiosity analisou rochas sedimentares ricas em argila presentes na Cratera Gale. Os dados coletados surpreenderam os pesquisadores, pois sugerem que evidências de vida antiga no Planeta Vermelho podem ter sido apagadas. A missão deve continuar a explorar o Planeta Vermelho para desvendar esse e outros mistérios.

VER MAIS


Fonte: NASA

Imagens: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Divulgação