NASA encontra ingrediente-chave para a vida em lua de Saturno

Pesquisadores também descobriram evidências de que o oceano de Encélado contém uma poderosa fonte de energia química
Por History Channel Brasil em 15 de Dezembro de 2023 às 17:52 HS
NASA encontra ingrediente-chave para a vida em lua de Saturno-0

Ao pesquisar Encélado, uma das luas de Saturno, pesquisadores da NASA encontraram um ingrediente-chave para a existência de vida. Analisando dados coletados pela sonda Cassini, os cientistas descobriram a presença de moléculas de cianeto de hidrogênio. Acredita-se que o elemento pode ter origem no oceano profundo abrigado no satélite natural.

Fonte de energia química

Os cientistas já sabiam que as colunas gigantes de grãos de gelo e vapor de água expelidas por Encélado, são ricas em compostos orgânicos, alguns dos quais são importantes para a vida como a conhecemos. Agora, além do cianeto de hidrogênio, os pesquisadores também descobriram evidências de que o oceano abaixo da camada exterior gelada da lua, contém uma poderosa fonte de energia química. Até agora não identificada, essa fonte aparece na forma de diversos compostos orgânicos, alguns dos quais, na Terra, servem de combustível para os organismos vivos.

Luas de Saturno
Luas de Saturno (Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute/Divulgação)

As descobertas, publicadas em um estudo na revista Nature Astronomy, indicam que pode haver muito mais energia química dentro de Encélado do que se pensava anteriormente. Quanto mais energia disponível, maior a probabilidade de a vida proliferar e prosperar. “Nosso trabalho fornece mais evidências de que Encélado hospeda algumas das moléculas mais importantes tanto para a criação dos blocos de construção da vida quanto para a sustentação dela por meio de reações metabólicas”, disse Jonah Peter, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Harvard.

“Não só Encélado parece cumprir os requisitos básicos de habitabilidade, como agora temos uma ideia sobre como as biomoléculas complexas se podem formar ali e que tipo de vias químicas podem estar envolvidas”, afirmou Peter. “A descoberta do cianeto de hidrogênio foi particularmente emocionante, porque é o ponto de partida para a maioria das teorias sobre a origem da vida”, concluiu.

NASA