Início

NASA envia missão para colidir com asteroide em teste de defesa planetária

Tecnologia poderia ser usada para desviar objetos em rota de impacto com a Terra
Por History Channel Brasil em 24 de Novembro de 2021 às 08:30
NASA envia missão para colidir com asteroide em teste de defesa planetária-0

A NASA lançou na madrugada desta quarta-feira (24/11) uma missão que tem como objetivo se chocar contra um asteroide que está próximo da Terra. A ideia do projeto é verificar a possibilidade de alterar a órbita da rocha espacial. Se tudo der certo, o alvo deve ser atingido em setembro de 2022. 

Defesa planetária

A missão, batizada de Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês), serve como teste de defesa no caso de algum objeto semelhante oferecer perigo real ao nosso planeta. "É um impacto intencional de uma espaçonave contra uma rocha", disse Thomas Zurbuchen, executivo da NASA. "Estamos tentando aprender como desviar uma ameaça (vinda do espaço)", completou.

O DART tem como alvo um pequeno asteroide chamado Dimorphos, que orbita outro asteroide maior conhecido como Didymos ( que significa "gêmeo" em grego). Esta será a primeira grande demonstração da NASA desse tipo de tecnologia de defesa planetária. Também será a primeira vez que humanos alteram a dinâmica de um corpo do sistema solar de forma mensurável.

O teste será importante para descobrir se esse tipo de estratégia de defesa planetária funciona. Caso a tecnologia se prove viável, no futuro, se um asteroide representar risco para a Terra, a NASA poderia teoricamente usar um equipamento como o DART para destruir a rocha espacial, caso ela esteja em rota de colisão com nosso planeta.

Fontes
CNN e Space.com
Imagens
NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben/Divulgação