Início

A NASA perdeu o controle sobre o telescópio espacial Hubble

Equipamento perdeu o contato com a Terra e os engenheiros da agência espacial tentam reverter a situação

O telescópio espacial Hubble, que explora o universo a partir de sua órbita como nenhum telescópio terrestre, perdeu todo o contato com a Terra, e se encontra à deriva, sem que os engenheiros da NASA possam retomar o controle. Isso aconteceu devido a um defeito no computador que controla e monitora todos os seus instrumentos científicos. O equipamento está mudo há um mês, mas a agência especial dos Estados Unidos deve tentar realizar uma operação para tentar religá-lo nesta semana.

Telescópio Hubble à deriva

O Hubble começou a ter problemas em 13 de junho, quando os sistemas que coordenam seus movimentos pararam de funcionar. Desde então, o telescópio não pôde receber nenhum tipo de ordem da Terra. Com isso, o telescópio espacial ingressou em uma modalidade conhecida como “modo seguro”, pausando todas as suas operações.

A NASA perdeu o controle sobre o telescópio espacial Hubble - 1

Mas a NASA não perdeu as esperanças de recuperar o equipamento. A agência espacial anunciou que testou com sucesso um procedimento de troca de partes do hardware do telescópio por peças sobressalentes de backup. Isso pode abrir caminho para que o computador volte a ficar online, reiniciando as observações científicas do Hubble.

Segundo a NASA, há riscos de a operação fracassar, mas os cientistas estão realizando uma série de testes para que tudo aconteça de forma bem-sucedida. Lançado em 24 de março de 1990, o telescópio Hubble revolucionou a astronomia moderna. Segundo a NASA, o equipamento abriu uma nova janela para o cosmos, oferecendo uma experiência transformadora para a civilização.

VER MAIS


Fontes: La Nación, Business Insider e NASA

Imagens: iStock.com e Domínio Público, via Wikimedia Commons