Início

NASA planeja construir um reator nuclear na Lua

Equipamento terá potência suficiente para abastecer de energia uma futura colônia humana
Por History Channel Brasil em 07 de Dezembro de 2021 às 17:28
NASA planeja construir um reator nuclear na Lua-0

A NASA se prepara para voltar a levar missões tripuladas à Lua. Antes do fim desta década, a agência espacial dos Estados Unidos deve lançar a missão Artemis, que pretende colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra em solo lunar. A longo prazo, o objetivo é estabelecer uma colônia humana no satélite natural da Terra, mas para isso será preciso investir em fontes de energia.

Reator nuclear lunar

Assim a NASA, juntamente com o departamento de energia dos EUA, anunciou seu projeto para desenvolver um reator nuclear que possa funcionar sobre a superfície da Lua. Segundo os pesquisadores, para colocar a ideia em prática, será necessário um reator de fissão de tamanho pequeno, que possa ser acoplado ao módulo de aterrissagem ou inclusive ser transportado por uma sonda lunar.

Reator nuclear na Lua


A agência espacial está solicitando que seus parceiros na indústria apresentem conceitos de projeto para sistemas de energia de fissão nuclear que possam operar na superfície lunar. O reator escolhido para o projeto deverá ter a capacidade de fornecer 40 kilowatts, energia suficiente para alimentar 30 residências durante uma década. A NASA disse que o objetivo é que o reator fique pronto e em funcionamento em aproximadamente 10 anos, mesmo que ainda não existam datas exatas para seu lançamento.

Apesar da utilização de energia nuclear ser questionada em alguns projetos, ela foi de vital importância para a exploração espacial. Sondas como a Voyager ou a New Horizon utilizam óxido de plutônio 238. No entanto, a eletricidade necessária para a base lunar deverá ser pensada em grande escala, pois será necessária muita energia para sustentá-la.

Fontes
Gizmodo e Science Alert
Imagens
NASA/Divulgação