Inicio

Nova Inteligência Artificial prevê crimes com uma semana de antecipação

Segundo os pesquisadores, previsões do algoritmo alcançam 90% de acerto
Por History Channel Brasil em 18 de Julho de 2022 às 16:34 HS
Nova Inteligência Artificial prevê crimes com uma semana de antecipação-0

Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram um algoritmo supostamente capaz de prever delitos em áreas urbanas com até sete dias de antecipação. De acordo com os pesquisadores, as previsões da Inteligência Artificial (IA) tem cerca de 90% de acerto. Um estudo descrevendo a tecnologia foi publicado na revista Nature Human Behavior.

Crimes violentos e patrimoniais

Para tentar prever crimes futuros, o algoritmo usa uma série de dados histórico de crimes violentos e patrimoniais em Chicago, onde o modelo foi testado. Ao aprender padrões temporais e geográficos, a IA consegue dividir as cidades em mosaicos de 1.000 metros quadrados. Usando esse recorte, a tecnologia antecipa os tipos de crimes cometidos e onde eles ocorrem.

Os pesquisadores dizem que a nova tecnologia é diferente de um controverso projeto semelhante desenvolvido no passado em Chicago. A iniciativa anterior foi acusada de ser enviesada, resultando na estigmatização de comunidades pobres e racismo. Os criadores do novo algoritmo dizem que isso aconteceu porque o modelo anterior não levava em conta o complexo ambiente social.

Ishanu Chattopadhyay, professor da Universidade de Chicago e principal autor do estudo, disse que o novo modelo desenvolvido por sua equipe se concentra em crimes violentos e patrimoniais mais propensos a serem relatados em qualquer área da cidade. Essa abordagem foi escolhida para evitar as distorções vistas no projeto anterior. Delitos menos graves, como pequenas apreensões de drogas ou perturbação social foram excluídos do modelo.

O pesquisador espera que os resultados obtidos pelo novo modelo sejam usados para a formulação de políticas de alto nível e não como uma ferramenta reativa para a polícia. “Se você puder se antecipar ao crime, há muitas outras coisas que podemos fazer para impedir que eles realmente aconteçam, para que ninguém vá para a cadeia e isso ajude as comunidades como um todo”, disse Chattopadhyay.

Fontes
Deutsche Welle e Business Insider
Imagens
iStock