Inicio

Nova York pode estar afundando devido ao peso de seus arranha-céus

Novo estudo indica que o peso total dos prédios da cidade alcança 764 bilhões de quilos
Por History Channel Brasil em 22 de Maio de 2023 às 15:56 HS
Nova York pode estar afundando devido ao peso de seus arranha-céus-0

Um novo estudo aponta que Nova York, nos Estados Unidos, pode estar afundando devido ao peso de seus arranha-céus. Tecnicamente chamado de subsidência, esse assentamento gradual da superfície da Terra ocorre quando os sedimentos moles se deslocam ou as cargas que pesam sobre o solo o empurram ainda mais para baixo. O fenômeno tem muitas causas, mas a influência do peso das próprias cidades ainda é pouco estudado.

Taxa de afundamento

No estudo, o geólogo Tom Parsons, da Universidade de Rhode Island, e seus colegas concluíram que Nova York está afundando a uma taxa de 1 a 2 milímetros por ano, em média. Segundo os pesquisadores, a massa cumulativa de mais de 1 milhão de edifícios em Nova York pesa 764 bilhões de quilos, distribuídos em uma área de 778 quilômetros quadrados. Em seguida, eles desenvolveram modelos de computador para verificar como esse peso poderia causar afundamento em uma ampla variedade de condições de solo. 

Segundo os pesquisadores, o resultado é consistente com o afundamento que os modelos de computador sugeriram que poderia acontecer naturalmente devido ao deslocamento da Terra após a última era glacial, há mais de dez mil anos. Entretanto, os cientistas também descobriram que algumas partes da cidade exibiam taxas de afundamento muito mais rápidas. Eles sugerem que isso pode ser devido ao peso dos edifícios.

Compreender as razões pelas quais Nova York pode estar afundando ajuda os pesquisadores a estimar os riscos que áreas costeiras podem enfrentar no futuro devido às mudanças climáticas. “O caso de Nova York é emblemático do aumento de casos de cidades costeiras em todo o mundo que estão afundando, o que significa que há um desafio global compartilhado de mitigação contra um risco crescente de inundação”, concluíram os pesquisadores.

Fontes
Science Alert e Live Science
Imagens
iStock