Início

Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão

A pesquisa pode ser a chave para explicar a abundância de matéria escura no universo

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, e da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha parece ter saído direto de uma obra de ficção científica. Isso porque os pesquisadores estão em busca de uma partícula hipotética que pode atuar como um portal para a quinta dimensão. A pesquisa pode ser a chave para explicar a abundância de matéria escura, uma substância não identificada que compõe a maior parte da massa do universo.

Javier Castellano e Matthias Neubert fazem parte de um grupo de cientistas que questiona se as quatro dimensões que os humanos são capazes de compreender (altura, largura, profundidade, tempo) são as únicas que existem no universo. Essa linha de pesquisa especula sobre as implicações que uma dimensão extra teria no universo e na própria realidade. O novo estudo, publicado pela revista European Physical Journal C., envolve a "presença de uma nova física". Segundo seus autores, o modelo atual não serve para explicar fenômenos como a existência da matéria escura, por exemplo.

Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão - 1

No estudo, Castellano e Neubert sugerem a existência de uma partícula que faria a mediação entre as partículas elementares conhecidas de nosso universo e a misteriosa matéria escura. “Essa partícula poderia desempenhar um papel fundamental na geração de massas de todas as partículas sensíveis a esta dimensão extra, e ao mesmo tempo ser a única janela relevante para um possível setor escuro responsável pela existência de matéria escura, que resolveria em um só golpe dois dos maiores problemas dessas teorias, a priori desconectados ”, disse Adrián Carmona, da Universidade de Granada.

Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão - 2

Portal para a quinta dimensão

Mesmo que a existência de um portal para a quinta dimensão possa parecer um argumento fantasioso, essa partícula hipotética que ficaria entre o reino da luz e o da escuridão poderia “proporcionar uma explicação natural” à fenomenal abundância de matéria escura, um tipo de substância ainda não identificada que forma grande parte da massa do universo. 

Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão - 3

"Depois de anos procurando possíveis confirmações de nossas previsões teóricas, estamos agora confiantes de que o mecanismo que descobrimos tornaria a matéria escura acessível para experimentos futuros, porque as propriedades da nova interação entre a matéria comum e a matéria escura, que é mediada por nossa partícula proposta, pode ser calculada com precisão dentro de nossa teoria ", concluiu  Neubert.

Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão - 4

VER MAIS:


Fontes: Vice e Universidade Johannes Gutenberg

Imagens: Shutterstock.com