Novo estudo sugere que Vênus pode ter abrigado vida no passado

Planeta vizinho da Terra teria sofrido movimentos de placas tectônicas, processo crítico para a existência biológica
Por History Channel Brasil em 29 de Outubro de 2023 às 04:11 HS
Novo estudo sugere que Vênus pode ter abrigado vida no passado-0

Um novo estudo publicado na revista Nature Astronomy aponta que Vênus pode ter sofrido movimentos de placas tectônicas semelhantes aos que se acredita terem ocorrido na Terra primitiva. Segundo os pesquisadores, isso levanta a possibilidade de que esse planeta escaldante tenha abrigado vida em um passado remoto. A descoberta também pode dar pistas sobre a origem do Sistema Solar.

Vida em Vênus?

Usando dados atmosféricos de Vênus e modelagem computacional, a equipe liderada por cientistas da Universidade Brown demonstra que a composição da atmosfera atual do planeta e a pressão superficial só teriam sido possíveis como resultado de uma forma inicial de placa tectônica. Esses blocos fazem parte de um processo crítico para a existência de vida. Ele envolve múltiplas placas continentais empurrando, puxando e deslizando umas abaixo das outras.

Na Terra, esse processo intensificou-se ao longo de milhares de milhões de anos, formando novos continentes e montanhas, e conduzindo a reações químicas que estabilizaram a temperatura da superfície do planeta. Isso resultou num ambiente mais propício ao desenvolvimento da vida. Vênus, por outro lado, seguiu na direção oposta e hoje sua superfície tem temperaturas altas o suficiente para derreter o chumbo.

Anteriormente os pesquisadores creditavam o calor de Vênus a algo conhecido como “tampa estagnada”. Isso significa que a sua superfície teria apenas uma única placa com quantidades mínimas de movimento e gases a serem libertados para a atmosfera. Mas o novo estudo sugere que nem sempre foi esse o caso.

Para explicar a abundância de nitrogênio e dióxido de carbono presentes na atmosfera de Vênus, os pesquisadores concluem que o planeta deve ter tido placas tectônicas algum tempo depois da sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Isso reforça a possibilidade da presença de vida microbiana no passado remoto de Vênus e mostra que a certa altura esse planeta e a Terra (que estão na mesma vizinhança solar, têm aproximadamente o mesmo tamanho e apresentam a mesma massa, densidade e volume) eram mais parecidos do que se pensava anteriormente.

Universidade Brown, via EurekAlert