Início

O buraco negro que cresce e já tem o tamanho de 100 sistemas solares

Batizado de TON 618, ele fica localizado no centro de uma galáxia a 10 bilhões de anos-luz da Terra
Por History Channel Brasil em 28 de Janeiro de 2022 às 15:51
O buraco negro que cresce e já tem o tamanho de 100 sistemas solares-0

Um buraco negro é uma região do espaço-tempo em que o campo gravitacional é tão intenso que nada pode escapar, nem mesmo a luz.  Presentes em praticamente todas as galáxias, eles variam muito em tamanho. O maior deles a ser descoberto até agora é o TON 618, localizado no centro de uma galáxia a 10 bilhões de anos-luz da Terra.

"Buracos negros estupendamente grandes"

De acordo com astrônomos, o TON 618 teria devorado tanta matéria que já possui o tamanho de 100 sistemas solares. Gastón Giribet, professor da Universidade de Buenos Aires, explicou que o consumo do buraco negro é tão grande que resulta em erupções de jatos e radiação com uma potência bilhões de vezes maior que a energia emitida pelo Sol. O especialista afirmou que não há como saber suas dimensões exatas atuais, mas que provavelmente ele continuará crescendo. 

Buraco negro

A capacidade que os buracos negros têm de 'alimentar' permite que eles aumentem sua massa e tamanho de forma impressionante. No entanto, alguns, como o TON  618, cresceram tanto que desafiam o conhecimento dos astrofísicos. Até que ponto eles poderiam chegar?

Não são conhecidos buracos negros maiores que Ton 618, mas isso não significa que eles não existam. Todas as estrelas e galáxias que podemos ser observadas representam apenas 4% de todo o universo.  Pesquisadores como Florian Kühnel, cosmólogo teórico da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique, acreditam na hipótese da existência de  "buracos negros estupendamente grandes" (ou SLABs, na sigla em inglês). Eles poderiam ser tão massivos quanto cem bilhões de sóis e com dimensões igualmente gigantescas.

Fontes
American Journal e Grunge.com
Imagens
iStock