Início

O que causou a pane que derrubou WhatsApp, Facebook e Instagram?

Redes sociais ficaram fora do ar durante cerca de seis horas na segunda-feira

A segunda-feira (4/10) foi caótica para muita gente, depois que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar durante cerca de seis horas. O problema aconteceu tanto na versão web (para computadores) quanto nos aplicativos para celular. Mas o que está por trás desse incidente?

Falha interna

Em nota oficial, o Facebook informou que o problema teria sido causado por uma falha interna. De acordo com a empresa, houve um defeito durante alteração em suas configurações: a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados. A plataforma também informou que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

Smartphone com aplicativos de redes sociais

Antes da resposta do Facebook, especialistas de fora da empresa especulavam que o apagão nas redes sociais poderia estar relacionado com um problema de Sistema de Nomes de Domínio (conhecido pela sigla em inglês DNS, ele funciona como uma espécie de lista telefônica ou agenda de contatos). O DNS é responsável por "traduzir" nomes de sites, transformando-os em endereços IP que podem ser lidos por um computador. Se acontece uma falha, o acesso às páginas fica indisponível pois não é possível encontrar o caminho certo para chegar até elas.

Não foi a primeira vez que Facebook, WhatsApp e Instagram registraram um problema parecido. Em junho deste ano, os três aplicativos também enfrentaram instabilidade por cerca de duas horas e meia. Naquela vez, o Facebook apontou um ajuste de configuração como causa da falha.

Fontes
G1 e CNN
Imagens
iStock