Inicio

O tamanho das pupilas pode estar relacionado à inteligência, diz estudo

Para a pesquisa, os cientistas mediram as pupilas de mais de 500 voluntários entre 18 e 35 anos
Por History Channel Brasil em 21 de Março de 2022 às 12:16 HS
O tamanho das pupilas pode estar relacionado à inteligência, diz estudo-0

Uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, revelou que existe a possibilidade de que o tamanho das pupilas esteja relacionado à capacidade cognitiva. No estudo, os especialistas mediram as pupilas de mais de 500 voluntários entre 18 e 35 anos, por meio da utilização de uma câmera de alta potência e uma série de computadores.

Relação entre pupilas maiores e inteligência superior

Testes que avaliaram habilidades de raciocínio, memória e atenção indicaram que pupilas maiores podem estar relacionadas a uma inteligência superior. Os participantes do estudo foram submetidos a uma série de testes cognitivos que avaliaram “inteligência fluida” (a capacidade de raciocinar quando confrontados com novos problemas), “capacidade de memória de trabalho” (o quão bem as pessoas podem lembrar de informações ao longo do tempo) e “controle de atenção” (a capacidade de manter a atenção focada mesmo estando distraído).

Pupila

Os cientistas concluíram que ter um tamanho de pupila maior está relacionado a uma maior inteligência fluida, maior controle de atenção e maior capacidade de memória de trabalho, embora em menor grau. "É importante considerar que o que encontramos é uma correlação – que não deve ser confundida com causalidade”, disse Jason Tsukahara, um dos autores do estudo, em entrevista ao site Big Think.

Os autores do estudo explicaram que a relação entre a capacidade cognitiva e a dilatação das pupilas pode ter a ver com o cerúleo (ou locus coeruleus), uma área anatômica do tronco cerebral que participa da resposta ao pânico e ao estresse, e que tem conexões neurais profundas com o resto do sistema nervoso central. Os pesquisadores levantam a hipótese de que as pessoas que têm pupilas maiores enquanto estão em estado de repouso têm “maior regulação da atividade pelo locus coeruleus”, o que levaria a um melhor desempenho cognitivo. Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para realmente entender por que ter pupilas maiores está relacionado a uma inteligência superior.

Fontes
Enseña me de Ciencia e Big Think
Imagens
iStock