O único homem "enterrado" na Lua: quem foi e por que está lá

Um fato pouco conhecido sobre o satélite natural da Terra é que lá repousam os restos mortais de um cientista
Por History Channel Brasil em 08 de Fevereiro de 2024 às 13:07 HS
O único homem "enterrado" na Lua: quem foi e por que está lá-0

Os restos mortais de um único ser humano estão espalhados na Lua. Eugene Shoemaker, também conhecido como "Gene", foi um importante geólogo americano e um dos pioneiros no campo da ciência planetária. Um de seus feitos mais importantes foi a descoberta do cometa Shoemaker-Levy 9 em 1993, junto com sua esposa Carolyn e David Levy.

Cinzas na Lua

Eugene Shoemaker nasceu em Los Angeles em 28 de abril de 1928, e obteve seu doutorado na Universidade de Princeton em 1960 com uma tese focada na cratera Barringer, formada pelo impacto de um meteorito perto de Winslow, Arizona. Suas pesquisas também contribuíram para o programa de missões Ranger, focado no estudo da Lua. Além disso, seu trabalho confirmou que todas as crateras lunares são resultado de impactos de meteoritos.

Eugene Shoemaker
Eugene Shoemaker (Imagem: United States Geological Survey/Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Durante sua carreira, Eugene Shoemaker abordou diversos aspectos da astrogeologia. Em 1961, fundou o Programa de Pesquisa em Astrogeologia do Serviço Geológico dos Estados Unidos, onde atuou como primeiro diretor. Posteriormente, na Universidade Caltech, liderou uma busca sistemática por asteroides que cruzavam a órbita terrestre. Seu trabalho levou à descoberta de várias famílias de asteroides.

Shoemaker foi considerado um possível candidato para se tornar o primeiro geólogo a caminhar sobre a Lua durante a missão Apolo. No entanto, devido a um distúrbio da glândula adrenal, ele não pôde participar dessa missão. Apesar desse contratempo, Shoemaker deixou sua marca na história ao conseguir que parte de si chegasse ao nosso satélite.

Após sua morte em 18 de julho de 1997 em um acidente de carro, algumas das cinzas de Eugene Shoemaker foram transportadas a bordo da sonda Lunar Prospector. Elas foram jogadas no polo sul da Lua em 31 de julho de 1999.

A cápsula comemorativa que continha as cinzas era feita de chapa de latão e gravada com imagens do cometa Hale-Bopp, o último cometa que Shoemaker e sua esposa observaram e fotografaram juntos pouco antes do trágico acidente. Também incluía uma representação da cratera Barringer, objeto de estudo em sua tese de doutorado, e uma citação de Romeu e Julieta.

IFLScience e Atlas Obscura