Início

A ONU quer tomar medidas para evitar conflitos armados no espaço

A entidade pretende atualizar os regulamentos que estão em vigor para evitar uma corrida armamentista espacial
Por History Channel Brasil em 17 de Janeiro de 2022 às 18:34
A ONU quer tomar medidas para evitar conflitos armados no espaço-0

A ONU começou a tomar medidas com o objetivo de evitar conflitos armados no espaço. O Primeiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu formalmente o papel vital que o ambiente espacial desempenha nos esforços internacionais para melhorar a experiência humana. A entidade se mostrou preocupada a respeito dos riscos representados pelas atividades militares no cosmos.

Tratado do Espaço Sideral

Assim, a Comissão criou um grupo de trabalho para analisar os desafios das operações espaciais do futuro e apresentar um tratado que evite uma possível corrida armamentista no espaço. Atualmente, essas atividades são regidas pelo Tratado do Espaço Sideral, promulgado no ano de 1967.

Lançamento de foguete


Mas a ONU acredita que o tratado está defasado. O documento, além de ter sido negociado sob a sombra da Guerra Fria, não oferece definições claras sobre alguns assuntos, como interesse geral e objetivos pacíficos. Por isso, a entidade pretende atualizar os regulamentos espaciais para evitar qualquer tipo de conflito. 

Um exemplo do tipo de situação que preocupa a ONU aconteceu em novembro de 2021. Foi quando a Rússia destruiu um de seus próprios satélites antigos usando um míssil lançado da superfície da Terra. Isso criou uma enorme nuvem de detritos que ameaça muitos equipamentos espaciais, além de botar em risco astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

Fontes
CNN
Imagens
iStock