Início

Os desertos “vivem” e “respiram” vapor d’água, segundo estudo

Pesquisadores alertam para o processo de desertificação da Terra agravado pelas mudanças climáticas
Por History Channel Brasil em 07 de Abril de 2022 às 18:32 HS
Os desertos “vivem” e “respiram” vapor d’água, segundo estudo-0

Um novo estudo, assinado por cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, sugere que as dunas dos desertos podem crescer, mover-se e até "respirar" ar úmido. Segundo os especialistas, o vapor d’água penetraria na poeira e nos grãos que possuem uma extrema porosidade. A pesquisa foi publicada na revista Journal of Geophysical Research: Earth Surface.

Desertificação da Terra

Michel Louge, professor de engenharia mecânica e aeroespacial, passou 40 anos coletando informações sobre o solo e o teor de umidade em dunas de areia. Para isso, ele desenvolveu uma ferramenta chamada de sonda de capacitância. Esse dispositivo usa vários sensores para registrar várias características da areia, incluindo teor de água, velocidade e concentração de sólidos.

Cacto no deserto

O líder do projeto explicou que o vento passa pela duna e cria desequilíbrios na pressão local, o que obriga o ar a entrar e sair da areia. Segundo ele, as superfícies do deserto trocam menos umidade com a atmosfera do que o esperado e que a evaporação da água de grãos de areia individuais se comporta como uma reação química lenta.

A pesquisa tem ajudado a entender melhor o processo pelo qual as terras agrícolas se transformam em deserto, fenômeno que pode estar se agravando devido às mudanças climáticas. “O futuro da Terra, se continuarmos assim, será um deserto”, disse o cientista.

Fontes
Universidade Cornell e earth.com
Imagens
iStock