Início

A outra obra-prima de Charles Darwin que quase ninguém conhece

Além da evolução, o pesquisador estudou sistematicamente as emoções humanas e dos animais
Por History Channel Brasil em 14 de Outubro de 2021 às 18:54
A outra obra-prima de Charles Darwin que quase ninguém conhece-0

A obra-prima “A Origem das Espécies", lançado em 1859, não foi o único livro importante escrito pelo naturalista Charles Darwin. Além de criar a teoria da evolução, o cientista também se interessou por outros aspectos envolvendo a biologia. Um de seus trabalhos mais interessantes e pouco conhecidos se chama The Expression of the Emotions in Man and Animals ("A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais"), publicado em 1872.

Expressões universais

No livro, Darwin explora as origens animais de expressões humanas, como levantar as sobrancelhas em momentos de surpresa ou erguer o lábio superior em um sorriso de desprezo. Para compreender melhor o tema, um dos objetivos de Darwin era estudar civilizações que tinham tido pouco contato com os colonizadores europeus. Isso porque ele queria saber até que ponto as emoções são culturais e convencionais, ou instintivas e universais.

Questionário de Charles Darwin
Questionário de Charles Darwin

Uma das inovações da pesquisa de Darwin foi a criação de um questionário de 17 perguntas, enviado a amigos, familiares e também a naturalistas, missionários, comerciantes e viajantes em locais remotos. As respostas vieram de locais como Austrália, Nova Zelândia, Bornéu, Malásia, China, Calcutá, Ceilão, sul e oeste da África, América do Norte e América do Sul.

Além disso, durante o mês de março de 1868, Darwin recebeu uma série de convidados para jantar e pediu que cada um interpretasse as expressões de uma pessoa representada em 11 fotografias, tiradas por Guillaume-Benjamin Duchenne, um anatomista francês, para examinar os sentimentos retratados.  Suas "cobaias" concordaram quase que unanimemente em suas interpretações a respeito de quais expressões revelavam medo, surpresa, alegria, tristeza ou raiva.

Livro foi um dos primeiros a ser ilustrado com fotografias
Livro foi um dos primeiros a ser ilustrado com fotografias


“A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais” se tornou importante por vários fatores. A obra foi uma das primeiras a ser ilustrada com fotografias, por exemplo. O livro também acabou tendo grande influência nos estudos da psicologia humana.

Fontes
BBC
Imagens
iStock e Wellcome Collection / Cambridge University Library