Início

Para tornar Marte habitável, cientistas propõem a criação de um campo magnético artificial

Mesmo que possa parecer loucura, o estudo é assinado por pesquisadores renomados, como James Lauer Green, cientista-chefe da NASA
Por History Channel Brasil em 02 de Dezembro de 2021 às 15:45
Para tornar Marte habitável, cientistas propõem a criação de um campo magnético artificial-0

Um grupo internacional de cientistas propôs um projeto inovador para recriar um campo magnético artificial ao redor de Marte para possibilitar uma futura colônia humana. Segundo os especialistas, esse seria um dos primeiros passos para a “terraformação”. Esse processo consiste em tornar o Planeta Vermelho um lugar habitável fazendo com que seu ambiente se assemelhe ao terráqueo.

Colônia humana em Marte

Marte continua sendo o planeta ideal para abrigar uma colônia humana fora da Terra (embora esse projeto ainda se encontre longe de se tornar realidade). Um dos principais problemas encontrados pelos cientistas é a falta de um campo magnético importante que proteja seus futuros habitantes dos ventos solares e das partículas ionizantes. O estudo, publicado no periódico científico Acta Astronautica, é assinado por pesquisadores que atuam em universidades e organizações de renome, incluindo o cientista-chefe da NASA, James Lauer Green.



Um dos primeiros objetivos da terraformação, de acordo com o estudo, seria aumentar a pressão atmosférica acima do Limite de Armstrong, que permite aos humanos sobreviverem sem um traje pressurizado de corpo inteiro. Abaixo desse limite, a água nos pulmões, olhos e saliva ferve espontaneamente, dizem os pesquisadores. Um campo magnético artificial poderia ser a solução para contornar o problema.

Os cientistas afirmam que uma magnetosfera artificial poderia ser produzida a partir de um grande fluxo de partículas no interior de Marte. No entanto, essa opção é quase impossível, já que o núcleo do Planeta Vermelho é menor e mais frio que o da Terra e, portanto, precisaria ser "reacendido". Mas os pesquisadores dizem que, em teoria, poderia ser criado um anel de partículas carregadas em torno de Marte, ao redor de sua órbita.

Fontes
Futurism e RT
Imagens
iStock