Pesquisadora afirma que é possível trazer dinossauros de volta à vida - Entenda

Por History Channel Brasil em 26 de Maio de 2021 às 14:18 HS
Pesquisadora afirma que é possível trazer dinossauros de volta à vida - Entenda-0

A bioquímica britânica Alison Woollard, da Universidade de Oxford, disse em um artigo publicado na revista GMA News, que é possível reconstruir os genomas dos dinossauros, alterando o DNA das aves da atualidade. Isso poderia abrir as portas para trazer dinossauros de volta à vida.

Trazendo dinossauros de volta

"Sabemos que as aves são descendentes dos dinossauros, segundo o que aponta uma série de achados fósseis que compreendem a evolução da linhagem destes animais desde criaturas como o Velociraptor e o Tyrannosaurus rex até as aves voadoras atuais". De acordo com a pesquisadora, o Archaeopteryx, que viveu há 150 milhões de anos, serve como prova evidente da transição dos dinossauros para as aves.

A partir destas conclusões, a cientista desenvolveu uma teoria para trazer os dinossauros novamente à vida por meio de uma "evolução invertida", alterando os genes para "orientar" o desenvolvimento de um filhote de ave e de suas crias, realizando o caminho inverso da evolução de sua espécie.

Woollard explicou que, inicialmente, as tentativas poderiam ser feitas com espécies que viveram há menos de 6,8 milhões de anos, para fazer uso de técnicas de clonagem, como no caso de mamutes. Assim, os pesquisadores poderiam substituir o núcleo de um óvulo de um descendente próximo ao mamute (como o elefante) pelo núcleo da célula do mamute e induzir uma divisão da célula com eletrochoques. Uma vez que os mamutes voltassem a viver no nosso planeta, Woollard acredita que o próximo passo seria trazer novamente à vida os gigantescos dinossauros.

VER MAIS:

Fonte: GMA News

Imagem: By Luke Jones from Yucca Valley (Stegosaur and Allosaur) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons