Início

Pesquisadores conseguem transplantar rim de porco para um humano pela primeira vez

Procedimento tem potencial para representar uma revolução no campo da medicina
Por History Channel Brasil em 20 de Outubro de 2021 às 22:37
Pesquisadores conseguem transplantar rim de porco para um humano pela primeira vez-0

Uma equipe de médicos dos Estados Unidos alcançou uma conquista inédita e promissora. Os profissionais da saúde conseguiram transplantar um rim de porco para um ser humano sem provocar rejeição imediata pelo sistema imunológico do paciente pela primeira vez. O feito tem potencial para representar uma revolução no campo da medicina.

Transplante de rim

O procedimento aconteceu no NYU Langone Health, centro médico associado à Universidade de Nova York. A cirurgia foi conduzida em uma paciente com morte cerebral. Ela era uma doadora de órgãos cuja família concedeu permissão para a realização do experimento.

Rim permaneceu fora do corpo da paciente

Durante o experimento (que durou 54 horas), o rim permaneceu fora do corpo da paciente para que os cirurgiões puderam observar o órgão e colher amostras de tecido. Embora o rim não tenha sido implantado internamente, foi possível testar se o órgão seria rejeitado. Problemas com transplantes de animais para humanos normalmente se desenvolvem em regiões nas quais o sangue humano se conecta com o tecido animal, como nos vasos sanguíneos.

Para o transplante, a equipe usou o rim de um porco cujos genes foram modificados para que ele não produzisse uma enzima chamada alfa-galactosidase, capaz de provocar rejeição de órgãos. Os pesquisadores acreditam que esse tipo de animal geneticamente alterado também possa fornecer válvulas cardíacas a enxertos de pele para pacientes humanos. Segundo o Dr. Robert Montgomery, que liderou o estudo, o experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal em breve.

Fontes
Live Science e CNN
Imagens
: Joe Carrotta/NYU Langone Health/Reprodução