É descoberto "mundo escondido" abaixo do gelo da Antártida onde há vida

Os cientistas se surpreenderam ao encontrar seres vivendo a uma grande profundidade
Por History Channel Brasil em 10 de Junho de 2022 às 22:20 HS
É descoberto "mundo escondido" abaixo do gelo da Antártida onde há vida -0

Pesquisadores da Nova Zelândia se surpreenderam ao encontrar um "mundo escondido" abaixo da camada de gelo da Antártida. Os cientistas descobriram um rico ecossistema oculto a cerca de 500 metros de profundidade. Nesse local previamente desconhecido, vivem seres semelhantes a camarões.

Habitat subaquático secreto

Esse habitat subaquático secreto foi encontrado escondido sob a plataforma de gelo Larsen. Essa enorme camada flutuante de gelo ligada à costa leste da península antártica deu origem ao maior iceberg do mundo em 2021. Os pesquisadores desconfiaram que podia haver algo a mais abaixo dela ao observar imagens de satélite que mostravam um sulco incomum no local.

Assim, usando uma potente mangueira de água, os cientistas perfuraram profundamente a camada de gelo. Quando eles vasculharam esse túnel de gelo com uma câmera, centenas de pequenas manchas borradas obscureceram o vídeo. Inicialmente, a equipe pensou que seu equipamento estava com defeito. Mas depois de ajustar o foco do equipamento, eles perceberam que a lente estava sendo cercada por pequenos crustáceos conhecidos como anfípodes.

A descoberta pegou a equipe de surpresa, pois eles não esperavam encontrar nenhum tipo de vida tão abaixo da superfície gelada. “Em um experimento normal, ver algo assim faria você pular de alegria", disse Craig Stevens, oceanógrafo do Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica (NIWA) em Auckland. "Ter todos esses animais nadando ao redor de nossa câmera significa que há claramente um importante processo ecossistêmico acontecendo lá, sobre o qual faremos mais pesquisas analisando amostras de água para testar coisas como nutrientes", completou.

Live Science e The Guardian