Início

Pesquisadores reconhecem oficialmente o quinto oceano da Terra

O Oceano Antártico é o novo membro da família, juntando-se aos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico

Os  mapas-múndi podem ser atualizados em breve. Isso porque pesquisadores acabam de reconhecer oficialmente o quinto oceano da Terra. O Oceano Antártico é o novo membro da família, juntando-se aos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. 

Reconhecimento do Oceano Antártico

O reconhecimento veio por parte da National Geographic Society, organização científica e educacional sem fins lucrativos, cujos padrões de mapeamento servem como referência para cartógrafos há mais de cem anos. Desde 1915 a instituição produz mapas, mas até agora ela considerava que havia quatro oceanos no nosso planeta. Os pesquisadores acreditam que o reconhecimento do Oceano Antártico pode ajudar a chamar a atenção para os problemas ambientais que afetam a região. 

Pesquisadores reconhecem oficialmente o quinto oceano da Terra - 1

"O Oceano Antártico há muito tempo é reconhecido por cientistas, mas como nunca houve um consenso internacional, nunca o havíamos reconhecido oficialmente", disse o geógrafo oficial da sociedade, Alex Tait. “Achamos que é realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista da classificação de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano”, completou. 

A oficialização do Oceano Antártico é discutida há décadas. Em 1936, a Organização Hidrográfica Internacional havia reconhecido que se tratava de um corpo de água distinto, mas voltou atrás em 1953. Apesar disso, dois órgãos dos Estados Unidos já consideravam a existência do Oceano Antártico: o Comitê de Nomes Geográficos e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

VER MAIS


Fontes: The Guardian, USA Today e Live Science

Imagens: iStock.com