Por essa você não esperava: descoberta nova fonte de energia

Por History Channel Brasil em 24 de Julho de 2017 às 18:57 HS
Por essa você não esperava: descoberta nova fonte de energia-0

Mistura congelada de água e gás tem chances de ser a próxima fonte de energia do planeta.

Vídeo relacionado:
Recentemente, cientistas chineses anunciaram a primeira extração bem-sucedida de “gelo combustível”, um material encontrado no fundo do mar e que poderá ser o futuro da sustentabilidade energética do planeta.

Ele é conhecido oficialmente como hidrato ou clatrato de metano e é uma mistura gelada de água e gás. Praven Linga, professor do Departamento de Engenharia Química e Biomolecular da Universidade Nacional de Singapura, explicou em uma entrevista à BBC que eles parecem cristais de gelo, mas, quanto à sua estrutura molecular, é possível ver as partículas de metano dentro da água.

Os hidratos, que podem ser encontrados tanto no fundo do mar quanto debaixo do permafrost, formam-se em temperaturas muito baixas em áreas de pressão elevadíssima. Quando o material é exposto a temperaturas mais altas ou pressões mais reduzidas, ele libera grandes quantidades de metano, o que o transforma em um combustível de alta intensidade energética.

Grandes potências, como o Japão e os EUA, também estão desenvolvendo métodos de extração de gelo combustível – a grande quantidade de hidratos disponíveis no fundo do oceano poderá transformá-lo em um elemento chave para as demandas energéticas do futuro.

Fonte: BBC