Inicio

Presa gigantesca de elefante pré-histórico é encontrada em Israel

Fóssil de meio milhão de anos mede 2,5 m de comprimento e pesa aproximadamente 150 kg
Por History Channel Brasil em 09 de Setembro de 2022 às 18:10 HS
Presa gigantesca de elefante pré-histórico é encontrada em Israel-0

Pesquisadores se surpreenderam com a descoberta de uma gigantesca presa de elefante pré-histórico no sul de Israel. O fóssil, que tem cerca de meio milhão de anos, mede 2,5 m de comprimento e pesa aproximadamente 150 kg. A descoberta aconteceu quase que por acaso, perto da localidade de Revadim.

Espécie extinta de elefante

Eitan Mor, um biólogo de Jerusalém, foi quem descobriu o fóssil. Ele visitou a área por curiosidade depois de ler sobre elefantes pré-históricos. “Para minha surpresa, vi algo que parecia um grande osso de animal espreitando do chão. Quando olhei mais de perto, percebi que era 'a coisa real', então corri para avisar a Autoridade de Antiguidades de Israel", disse.

Presa de elefante
(Imagem: Autoridade de Antiguidades de Israel/Divulgação

Quando os arqueólogos chegaram ao local, eles mal podiam acreditar no que viram. “A partir de nossas escavações arqueológicas anteriores em Revadim, sabíamos que o local foi colonizado no período do Paleolítico Inferior, ferramentas de pedra e sílex, bem como restos de ossos de animais (incluindo elefantes) haviam sido recuperados no local. Mas encontrar esta presa de elefante completa de meio milhão de anos em tão boas condições é outra coisa! Esta é a maior presa fóssil completa já encontrada em um sítio pré-histórico em Israel ou no Oriente Próximo”, disse Avi Levy, diretor de escavações pré-históricas da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Segundo os pesquisadores, a presa pertenceu a um Palaeoloxodon antiquus, espécie pré-histórica extinta que vivia na região mediterrânea. Conhecido como elefante de presas retas, esse animal podia medir até 5 metros de altura, ou seja, era significativamente maior do que os paquidermes africanos de hoje. 

Agora, os pesquisadores querem saber mais a respeito da descoberta. "A presa é o resto de um elefante caçado, ou foi recolhida pelos habitantes pré-históricos locais? Ela tinha significado social ou espiritual?”, questionou Ianir Milevski, chefe do Ramo de Pré-história da Autoridade de Antiguidades de Israel. Novos estudos serão necessários para tentar responder a essas perguntas. 

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel e Deutsche Welle
Imagens
iStock