Um século após terem sido formuladas, as teorias do gênio continuam a ser exploradas
Por History Channel Brasil em 31 de Maio de 2022 às 22:09 HS
Previsões de Einstein que a ciência confirmou (e as que ainda permanecem sem comprovação)-0

Ao longo dos anos, as teorias do gênio físico Albert Einstein revolucionaram a ciência. E não somente isso: muitas das hipóteses previstas por ele continuam sendo estudadas e podem ser confirmadas em um futuro próximo. Isabel Cordero Carrión, professora e pesquisadora da Faculdade de Matemática da Universidade de Valência, na Espanha, compilou no site The Conversation algumas dessas projeções.

Curvatura do espaço-tempo

Pela Teoria da Relatividade Geral, publicada por Einstein em 1915, a gravidade é entendida como uma deformação ou curvatura do espaço-tempo, causada pela distribuição de massas e energias. Ou seja, quanto mais massa é compactada em menos volume, mais espaço-tempo ao seu redor é deformado ou curvado. Quaisquer outras partículas ou objetos que passam perto desses objetos sentem essa curvatura, o que faz com que sua trajetória mude.

Quatro anos após publicar a teoria, Einstein teve a possibilidade de colocar à prova a curvatura do espaço-tempo, graças a um eclipse total do Sol observado no Brasil, para onde se descolaram diversas equipes de cientistas. O que eles queriam verificar era se a luz de estrelas distantes era afetada pela curvatura do espaço-tempo gerada pelo Sol ao passar perto dele.  A confirmação desse efeito tornou Einstein mundialmente famoso.

Vibrações do espaço-tempo

Ondas gravitacionais

Em 1916, ao analisar detalhadamente suas equações Einstein levantou a hipótese de que o espaço-tempo vibra. Esses distúrbios foram chamados de ondas gravitacionais. Mas o cientista tinha muitas dúvidas a respeito dessa teoria.

Einstein se questionava se haveria uma maneira de "ouvir" e "ver" as vibrações do espaço-tempo. Como a amplitude das ondas gravitacionais é muito frágil, ele acreditava ser impossível detectá-las. Mas, graças ao avanço tecnológico, cientistas dos observatórios LIGO, dos Estados Unidos, puderam detectar essas ondas pela primeira vez em 2015, o que se transformou em um acontecimento histórico.

A constante cosmológica

Albert Einstein

Um dos tópicos propostos por Einstein que gerou mais controvérsias foi a constante cosmológica. Ele introduziu esse conceito em suas equações para forçar um modelo de universo estático, uma espécie de "energia repulsiva" sem a qual o universo acabaria entrando em colapso devido ao efeito da própria gravidade.

Após uma série de observações sobre a expansão do universo feitas em 1931 pelo físico Edwin Hubble, Einstein passou a considerar essa teoria o maior erro de sua obra científica.  Mas o interesse pela constante cosmológica ressurgiu novamente com as teorias quânticas de campo, uma vez que estas predizem uma energia do vácuo que pode se comportar, para todos os efeitos, como a constante cosmológica que ele previu.

Entretanto, alguns pesquisadores propuseram que a constante cosmológica pode não ser uma constante, mas sim mudar ou flutuar com o tempo. Essa teoria é chamada de quintessência e atualmente está sendo estudada para verificar se essa hipótese tem algum suporte observacional.

Fonte: The Conversation e Live Science