Início

Primeira missão tripulada à lua em quase 50 anos é adiada pela NASA

Missão Artemis deve levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao satélite natural da Terra
Por History Channel Brasil em 10 de Novembro de 2021 às 20:27
Primeira missão tripulada à lua em quase 50 anos é adiada pela NASA-0

Os planos da NASA de lançar uma nova missão tripulada à Lua até 2024 foram adiados. Agora, a agência espacial dos Estados Unidos estima que precisará de ao menos mais um ano para colocar em prática a Missão Artemis, que pretende colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra em solo lunar. Uma série de motivos foram alegados para o atraso, como processos judiciais envolvendo fornecedores de equipamentos, falta de financiamento por parte do Congresso e a pandemia de Covid-19.

Desafios da Missão Artemis

A Missão Artemis é o principal projeto no qual a NASA está envolvida atualmente. A iniciativa depende de um complexo conjunto de veículos, incluindo o Sistema de Lançamento Espacial, ou SLS, um novo foguete que a agência vem desenvolvendo na última década. Ele é projetado para enviar pessoas ao espaço dentro de uma nova cápsula chamada Orion.

Astronautas na Lua

No âmbito do projeto, a NASA e seus parceiros também estão desenvolvendo o Gateway, um posto avançado na órbita lunar que oferecerá a  infraestrutura e a funcionalidade necessárias para exploração de longo prazo da Lua e de Marte. "O que estamos fazendo é um dos grandes empreendimentos da humanidade - o escopo abrange do SLS até o Orion e o Gateway, sistemas de pouso humano, sistemas terrestres, sistemas de comunicações, trajes espaciais e muito mais - é impressionante. Primeiro iremos à Lua, e depois a Marte. Mas somos da NASA e estamos à altura do desafio”, afirmou Pam Melroy, vice-administradora da NASA. 

"O sistema de pouso humano é uma parte crucial do nosso trabalho para levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície lunar, e estamos nos preparando para ir", afirmou Bill Nelson, administrador da NASA. Desde 1969, apenas 12 pessoas pisaram no satélite natural da Terra. Todos eles eram homens e brancos. A última missão tripulada ao satélite natural aconteceu em 1972.

Fontes
NASA, CNN e NPR
Imagens
NASA e iStock