Inicio

Primeiro dinossauro "blindado" da América do Sul é descoberto na Argentina

Batizado de Jakapil kaniukura, o animal viveu há cerca de 100 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 12 de Agosto de 2022 às 15:37 HS
Primeiro dinossauro "blindado" da América do Sul é descoberto na Argentina-0

Pesquisadores descobriram na Argentina a primeira espécie de dinossauro "blindado" da América do Sul. Os fósseis do pequeno animal, que viveu há aproximadamente 100 milhões de anos, foram encontrados na região da Patagônia. De acordo com os paleontólogos, o Jakapil kaniukura media cerca de 1,5 m de comprimento e pesava entre 4 e 7 kg.

Ossos em forma de escudos

Um estudo apresentando a nova espécie foi publicado na revista Scientific Reports. Descoberto no território dos povos Mapuche-Puelche, o dinossauro recebeu seu nome científico a partir da combinação de palavras de idiomas indígenas daquela região. Ja-Kapïl significa "portador de escudos" nas línguas Guenenna iajesh, Puelche ou Tehuelche do norte. Enquanto isso, kaniukura se refere à "crista de pedra" que caracteriza a espécie, na língua Mapudungun.

O Jakapil kaniukura pertence ao grupo dos tireóforos ou dinossauros blindados. A principal característica deles é a presença de várias fileiras de ossos dérmicos (associados à pele) em forma de escudos que protegem o pescoço, o dorso e a cauda do animal, semelhante ao que acontece nos crocodilos modernos. Segundo os pesquisadores, registros de tireóforos são abundantes no hemisfério norte, mas a descoberta de fósseis deste grupo no hemisfério sul e mais especificamente na América do Sul é muito rara. A nova espécie viveu na época do supercontinente Gondwana, que juntava o que hoje são a África, América do Sul, Antártida, Índia e Austrália.

A maioria dos dinossauros blindados era formada por grandes animais quadrúpedes, como os famosos anquilossauros e estegossauros (que aparecem no filme King Kong e Jurassic Park II). Já o Jakapil se parece mais com os primeiros tireóforos como o Scutellosaurus europeu, pequenos animais que provavelmente eram bípedes. "A presença de uma linhagem nova e até então desconhecida de tireóforos primitivos na região nos permite incorporar melhor as faunas locais ao contexto global", disseram os pesquisadores.

Fontes
Universidad Maimónides e Infobae
Imagens
Mauricio Álvarez/Divulgação, via Universidad Maimónides