Início

Primeiro paciente a receber coração transplantado de porco morre dois meses após a cirurgia

David Bennett havia sido submetido a um tratamento pioneiro que um dia poderá acabar com a fila de espera para transplante de órgãos
Por History Channel Brasil em 09 de Março de 2022 às 19:59 HS
Primeiro paciente a receber coração transplantado de porco morre dois meses após a cirurgia-0

David Bennett, primeiro humano a receber o coração transplantado de um porco, morreu dois meses após ter sido submetido à cirurgia. Os médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland não divulgaram a causa exata da morte do paciente de 57 anos, mas afirmaram que a saúde dele havia se deteriorado nos últimos dias.  

Cirurgia experimental

Na cirurgia pioneira, conduzida pelo Dr. Bartley Griffith, os médicos substituíram o coração de Bennett pelo órgão de um de um porco de um ano de idade e 100 quilos. O animal foi editado geneticamente e criado especificamente para esse fim. Quando foi submetido ao tratamento, o paciente estava ciente de que participaria de um tratamento experimental sem garantia de sucesso.

Primeira cirurgia de transplante de porco para um humano

O filho de Bennett elogiou o hospital por oferecer o tratamento inovador a seu pai. "Somos gratos por cada momento inovador, cada sonho maluco, cada noite sem dormir nesse esforço histórico", disse David Bennett Jr. em um comunicado divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland. "Esperamos que esta história possa ser o começo da esperança e não o fim", completou.

Os pesquisadores esperam que procedimentos como esse inaugurem uma nova era na medicina. A técnica supriria a demanda de milhares de pacientes em todo mundo que aguardam em filas por doadores de órgãos. Os médicos advertem que a técnica ainda é experimental e que novos estudos serão necessários para que ela seja adotada de forma generalizada. 

Fontes
NPR
Imagens
Universidade de Maryland/Divulgação