Inicio

Projeto japonês pretende simular a gravidade na Lua e em Marte para abrigar humanos

Iniciativa consiste em uma megaestrutura giratória, além de um ambiente que recria a biodiversidade terrestre e um trem interplanetário
Por History Channel Brasil em 10 de Agosto de 2022 às 20:46 HS
Projeto japonês pretende simular a gravidade na Lua e em Marte para abrigar humanos-0

Cientistas da empresa japonesa Kajima Corporation anunciaram que estão trabalhando em um projeto ambicioso para abrigar futuros colonos espaciais. O primeiro elemento, batizado  de "The Glass" ("A Taça", em tradução livre), é uma megaestrutura de quase 400m de altura em formato de taça que tornaria possível que humanos vivessem na Lua e em Marte. De acordo com especialistas, a estrutura tem a capacidade de girar a cada 20 segundos, simulando a gravidade da Terra por meio de força centrífuga.

Simulação da biodiversidade terrestre

O segundo elemento do projeto consiste em uma espécie de base chamada de “complexo central do bioma”. Esse ambiente abrigaria litorais artificiais e florestas para imitar a biodiversidade da Terra. A ideia é que as estruturas sejam construídas na Lua ou em Marte para abrigar colonizadores espaciais (confira o vídeo abaixo).

O elemento final apresentado pela Kajima Corporation é o “Hexagon Space Track”, ou Hexatrack, uma infraestrutura de transporte de alta velocidade que pode conectar a Terra, Marte e a Lua. Esse trem interplanetário geraria sua própria gravidade enquanto viaja. Segundo os desenvolvedores, o Hexatrack exigirá pelo menos três estações diferentes: a primeira em Phobos (lua de Marte), a segunda na órbita do nosso planeta e a terceira ao redor da Lua.

No entanto, parece improvável que o projeto se concretize tão cedo. Estima-se que The Glass levaria cerca de 100 anos para ser construído, embora uma versão simplificada poderia ser erguida na Lua em 2050.

 

Fontes
Gizmodo e Daily Mail
Imagens
iStock