Início

Qual é o método mais eficaz para destruir a Terra?

Será que humanidade possui tecnologia suficiente para transformar o próprio planeta em poeira cósmica? 

Vídeo relacionado:

Um vídeo publicado recentemente no site de ciência Second Thought indaga sobre as possibilidades tecnológicas humanas de destruir a Terra por completo.

De acordo com o Second Thought, e contrariamente ao que se costuma pensar, as bombas nucleares existentes não são capazes nem remotamente de acabar com o planeta, uma vez que a energia de coesão gravitacional da Terra é de 2,24 x 10³² joules e a potência atômica de todo o arsenal terrestre é bilhões de vezes menor.

Os pesquisadores explicam que o método mais eficiente para destruir a Terra é, provavelmente, criar um campo gravitacional capaz de alterar a trajetória de um asteroide de grandes dimensões.  Essa hipótese, no entanto, possui uma aplicação técnica muito complicada, já que seria necessário fazer com que um meteoro impactasse contra o planeta a uma velocidade semelhante à da luz. Além disso, alcançar a precisão necessária para o choque seria algo altamente improvável.

De qualquer modo, o vídeo (em inglês) é totalmente especulativo. A ciência humana ainda está muito longe de criar e controlar técnicas tão avançadas.


Fonte: RT

Imagem: Shutterstock