Raro exoplaneta é descoberto com a ajuda de pesquisadores brasileiros

Por History Channel Brasil em 11 de Fevereiro de 2021 às 15:22 HS
Raro exoplaneta é descoberto com a ajuda de pesquisadores brasileiros-0

Pesquisadores brasileiros ajudaram a encontrar um raro exoplaneta a 250 anos-luz da Terra. Batizado de TOI-257b, ele foi descoberto por uma equipe que incluiu cientistas do Departamento de Física da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Segundo os pesquisadores, o TOI-257b completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 18 dias. É provável que ele seja um mundo gasoso, dada sua baixa densidade. A sua massa é quarenta vezes maior que a da Terra, mas o volume é quase 350 vezes maior.

Raro exoplaneta é descoberto com a ajuda de pesquisadores brasileiros - 1
Telescópio TESS

“Esta é uma descoberta importante para nosso grupo na UFRN, pois, em dois anos, estamos anunciando o segundo exoplaneta com nossa participação. TOI-257b é um exemplo do que os astrônomos chamam de ‘sub-Saturnos’, que são planetas maiores que Netuno e menores que Saturno. É um tipo de planeta ausente no Sistema Solar, apesar de possível”, disse o astrônomo José-Dias do Nascimento Júnior.

O grupo da UFRN é, atualmente, o único time brasileiro diretamente envolvido com a descoberta de exoplanetas com a missão TESS, da NASA, cujo maior objetivo é a descoberta de planetas fora do Sistema Solar. Em janeiro, a TESS entregou um total de 1.604 candidatos planetários e observações de acompanhamento que resultaram em 37 descobertas planetárias confirmadas.

Fontes UFRN e UOL