Raro meteorito de quase 8 quilos é encontrado na Antártida

A rocha espacial, que contém material de bilhões de anos de idade, é uma das maiores já descobertas no continente
Por History Channel Brasil em 31 de Janeiro de 2023 às 10:45 HS
Raro meteorito de quase 8 quilos é encontrado na Antártida-0

Pesquisadores encontraram um raro meteorito de 7,6 kg na Antártida. Essa rocha espacial, que contém material de bilhões de anos de idade, é um dos maiores meteoritos já encontrados no continente. De acordo com os cientistas, o objeto provavelmente se originou no Cinturão Principal de Asteroides entre Marte e Júpiter.

Descoberta emocionante

Maria Valdes, pesquisadora do Field Museum e da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, estima que dos cerca de 45 mil meteoritos recuperados na Antártida no século passado, apenas cerca de cem são desse tamanho ou maiores. “O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente”, disse ela. “Mas é claro, encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante”, completou.

Além desse grande meteorito, os pesquisadores encontraram outros quatro menores. Valdes diz que está ansiosa para ver o que as análises das rochas espaciais irão revelar. “Estudar os meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no universo. Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos, melhor poderemos entender nosso Sistema Solar e a nós mesmos”, afirmou.

A Antártida é considerada um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos. Além das condições secas, a paisagem é ideal para a caça de meteoritos: as rochas espaciais escuras destacam-se claramente contra o cenário de neve. Além disso, as condições climáticas ajudam a preservar essas rochas espaciais.

Field Museum, via EurekAlert