Início

Risco de tsunami no Brasil é baixo após erupção vulcânica nas Ilhas Canárias

Atividade vulcânica do Cumbre Vieja é considerada "modesta"

O vulcão Cumbre Vieja, com potencial para causar um tsunami no Brasil, entrou em erupção em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol a oeste da costa do Marrocos. Mas não há motivos para preocupação. Especialistas garantem que o risco de nosso país ser afetado é baixo.

Risco baixo de tsunami

Em primeiro lugar, a erupção do Cumbre Vieja é considerada "modesta". Para que houvesse um tsunami no Brasil, a atividade vulcânica teria de ser excepcional a ponto de derrubar uma parte da Ilha. Isso provocaria um deslizamento gigantesco de terra em direção ao mar, o que poderia resultar na formação de ondas devastadoras.

Pesquisas anteriores apontaram que a erupção do Cumbre Vieja seria teoricamente capaz de afetar o litoral brasileiro.  Mas a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) destacou que, mesmo após o início da atividade vulcânica nas Ilhas Canárias, "o risco para o Brasil segue muito baixo". O órgão destaca ainda que as autoridades não emitiram nenhum alerta de tsunami.

Risco de tsunami no Brasil é baixo após erupção vulcânica nas Ilhas Canárias - 1

O Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo (19/09). Até esta segunda-feira, a atividade forçou a retirada de cerca de cinco mil pessoas da região, mas a expectativa é que não seja necessário ampliar a evacuação. Não há registro de mortes.

VER MAIS


Fonte: G1

Imagens: Guarda Civil da Espanha/Divulgação