Início

Robô feito de gosma magnética poderá recuperar objetos engolidos por acidente

Dispositivo é capaz de passar por ambientes estreitos e será capaz de ser inserido no sistema digestivo
Por History Channel Brasil em 05 de Abril de 2022 às 18:03 HS
Robô feito de gosma magnética poderá recuperar objetos engolidos por acidente-0

Cientistas criaram um robô feito de gosma magnética que parece ter saído de um filme de ficção científica. De acordo com os pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong, o equipamento é capaz de passar por ambientes estreitos e realizar tarefas como conectar eletrodos ou pegar objetos. No futuro, espera-se que ele possa até mesmo ser usado no corpo humano.

Procedimentos médicos

Segundo o pesquisador Li Zhang, ele e sua equipe misturaram uma série de substâncias para criar a gosma, que pode ser controlada remotamente. O robô é feito de uma mistura de álcool polivinílico, borato de sódio e partículas de ímã de neodímio. Suas partículas magnéticas podem ser manipuladas para que ele seja capaz de se movimentar, girar ou assumir os formatos de "O" e "C" por meio de ímãs externos aplicados a ele. 

Os pesquisadores também adicionaram à gosma um composto que reveste as partículas magnéticas, tornando-as não tóxicas para o corpo humano. Eles acreditam que um dia o equipamento poderia ser inserido no sistema digestivo de pacientes para executar procedimentos médicos. A gosma magnética poderia ajudar a encontrar itens que foram engolidos acidentalmente, por exemplo.

No entanto, antes que os cientistas possam usar o robô dentro do corpo de uma pessoa, será preciso encontrar uma maneira de rastreá-lo. "Se você quer controlar algo dentro do corpo para realizar uma tarefa específica, você precisa saber onde (o robô) está e como ele está se comportando", disse Pietro Valdastri, da Universidade de Leeds, à revista New Scientist.

Fontes
The Guardian e BBC
Imagens
iStock