Início

Sonda encontra evidências de sal em Marte, ingrediente-chave na busca por vida

A descoberta pode ajudar a detectar sinais de uma potencial biologia marciana
Por History Channel Brasil em 02 de Junho de 2021 às 14:14
Sonda encontra evidências de sal em Marte, ingrediente-chave na busca por vida-0

Uma equipe da NASA descobriu que sais orgânicos provavelmente estão presentes em Marte. Segundo os pesquisadores, eles seriam restos químicos de compostos orgânicos, como aqueles detectados anteriormente pela sonda Curiosity. O mais importante é que esses elementos podem representar resquícios de vida microbiana antiga no Planeta Vermelho.

Vida em Marte

Além de se tratar de uma nova evidência em torno da teoria de que houve vida em Marte no passado, a descoberta indicaria que o Planeta Vermelho pode ser habitável atualmente. Os pesquisadores levantaram essa hipótese com base em organismos terrestres capazes de usar sais orgânicos, como oxalatos e acetatos, para obter energia. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Geophysical Research: Planets.

Sonda encontra evidências de sal em Marte, ingrediente-chave na busca por vida - 1

Encontrar moléculas orgânicas ou restos de sal orgânicos é essencial na busca por vida em outros planetas. Mas esta é uma tarefa difícil de ser executada na superfície de Marte. Isso porque bilhões de anos de radiação apagaram ou fragmentaram a matéria orgânica no Planeta Vermelho. “Se determinamos que há sais orgânicos concentrados em qualquer lugar de Marte, queremos investigar essas regiões mais a fundo e, idealmente, perfurar mais profundamente a superfície onde a matéria orgânica poderia estar mais conservada”, disse James M. T. Lewis, geoquímico orgânico que liderou a pesquisa.

Usando os dados que a Curiosity envia para a Terra, os cientistas tentam montar um quebra-cabeça formado por peças orgânicas. Seu objetivo é descobrir a que tipo de moléculas maiores essas pelças podem ter pertencido e o que essas elas poderiam revelar sobre o ambiente do passado marciano . Essa pode ser uma das chaves para buscar vida no Planeta Vermelho.

VER MAIS:


Fonte: NASA

Imagens: iStock.com e NASA