Início

Surpresa no mar: "estrada de tijolos amarelos" é encontrada a 3 mil metros de profundidade

"É o caminho para Atlântida", disse um pesquisador pelo rádio na hora da descoberta
Por History Channel Brasil em 12 de Maio de 2022 às 13:09
Surpresa no mar: "estrada de tijolos amarelos" é encontrada a 3 mil metros de profundidade-0

Membros da expedição oceânica Nautilus ficaram surpresos com algo que encontraram a três mil metros de profundidade no Havaí. Ao explorar a cordilheira submarina Liliʻuokalani, os pesquisadores se depararam com algo que se parecia com a estrada de tijolos amarelos retratada em "O Mágico de Oz". Seriam ruínas de alguma cidade submersa perdida? 

"Caminho para Atlântida"

Um vídeo mostra a surpresa dos mergulhadores ao fazer a descoberta. "É o caminho para Atlântida", diz um pesquisador pelo rádio. "É a estrada de tijolos amarelos?" pergunta outra pessoa. "Isso é bizarro", acrescentou outro membro da equipe.

Na verdade, a "estrada" não é fruto de mãos humanas, mas um fenômeno natural resultante de geologia vulcânica antiga. Segundo os pesquisadores, o que parece um pedaço de leito de lago seco são depósitos vulcânicos conhecidos como hialoclastitos. Esse tipo de rocha, formado pela fragmentação da lava, é encontrado onde erupções de alta energia despejam detritos no fundo do mar. 

Mas por que os hialoclastitos encontrados pela expedição se assemelham a uma estrada de tijolos amarelos? “As fraturas peculiares em ângulo de 90 graus provavelmente estão relacionadas ao estresse de aquecimento e resfriamento resultantes de várias erupções nesta margem”, disseram os cientistas.

Fontes
Science Alert e Live Science
Imagens
iStock