Início

Tartaruga extinta há 100 anos reaparece em Galápagos e ganha apelido de “Fernanda”

Especialistas acreditavam que a espécie havia desaparecido devido a erupções vulcânicas em seu habitat natural
Por History Channel Brasil em 02 de Junho de 2021 às 08:53
Tartaruga extinta há 100 anos reaparece em Galápagos e ganha apelido de “Fernanda”-0

Uma espécie gigante considerada extinta há mais de um século reapareceu de forma surpreendente nas Ilhas Galápagos, no Equador. Os especialistas acreditavam que a tartaruga-gigante-de-Fernandina (Chelonoidis phantasticus) havia desaparecido devido a erupções vulcânicas que afetaram seu habitat natural em 1909. Mas uma fêmea (apelidada de "Fernanda") foi descoberta sã e salva no local.

Redescoberta da tartaruga gigante

Fernanda foi encontrada em 2019 vivendo na Ilha Fernandina, no arquipélago de Galápagos. Os pesquisadores logo desconfiaram que se tratava de um exemplar de Chelonoidis phantasticus, mas estudos mais aprofundados eram necessários para que isso pudesse ser confirmado. Assim, amostras de sangue da tartaruga foram enviadas para a Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Lá, cientistas compararam o material genético da tartaruga com os genes do único outro exemplar de Chelonoidis phantasticus encontrado na Ilha Fernandina, um macho identificado em 1906. Agora, finalmente eles puderam confirmar que os dois fazem parte da mesma espécie. Portanto, Fernanda é uma autêntica tartaruga-gigante-de-Fernandina.

"A redescoberta dessa espécie perdida pode ter ocorrido bem na hora de salvá-la", afirmou  James Gibbs, vice-presidente de Ciência e Conservação da ONG Galapagos Conservancy e especialista em tartarugas da Universidade Estadual de Nova York. “Agora precisamos urgentemente finalizar a busca na ilha para encontrar outras tartarugas", completou.

VER MAIS


Fontes: CNN e Live Science

Imagem: Galapagos Conservancy/Divulgação